segunda-feira, 25 de março de 2013

Dia cinzento... Novamente... Mas a semana que passou foi em cheio!
Terminei mais um nível de espanhol e tivemos o jantar de turma, o que me veio deixar com a dúvida se continuo para o próximo nível ou se páro por agora e recomeço em Setembro. Muita coisa ocorrerá no próximo mês e não sei se será o melhor continuar. Por outro lado, gostava de continuar com os colegas com quem tenho estado e, já agora, aproveitar a embalagem para aprender mais um bocadinho.
Também houve jantar de família e a inauguração de uma exposição colectiva de fotografia em que o meu pai participou.
Jantar com o grupo do yoga para celebrar a chegada da Primavera numa noite de temporal mas com muito riso.
Sábado fui visitar o planetário do Museu Nacional de História Natural e de Ciência. Sabiam que eles tem um planetário? Eu também não. Mas adorei conhecer! É um espaço pequeno e acolhedor em que viajamos pelo espaço e aprendemos muita coisa sobre as estrelas, galáxias e constelações que nos rodeiam. 
Adorei deixar-me levar e responder às perguntas como as crianças e poder tirar algumas dúvidas. Infelizmente em Lisboa não posso ver o céu como gostava, mas tenho um guia de astronomia e a esperança de me dedicar a fundo a ele um dia :)
Fez-me sentir um grão de areia no meio de tantos anos-luz existentes. Cá fora o sol brilhava e a boa disposição acompanhou-me. 
À noite fui pernoitar na Arrábida, mais propriamente no Parque Ambiental do Alambre. Têm uns bungalows equipados e óptimos para se acordar mais perto da natureza.
Domingo de manhã foi dia de caminhada organizada pela SPEA para observação e identificação de aves. Sou nova nestas coisas, mas adorei!
Até porque se respira outro ar, observam-se outras rotinas e estou atenta a outros seres para além das aves. E gosto sempre de tudo o que me faz voltar a sentir criança, como tal, adorei andar a chafurdar as botas na lama. Só pensava que em pequena a minha mãe não me deixava! 
Depois da caminhada, e como o sol fazia companhia, aproveitei para rever o Portinho da Arrábida e ganhar uma corzinha nas bochechas.
Leituras em dia, passear os cães e chegar ao fim do dia exausta, mas com a sensação de um dia em grande!

Cerveja Cobra. Distribuída na Índia.
Ditos na Padaria Portuguesa
Portinho da Arrábida

quarta-feira, 20 de março de 2013

A aldeia da Luz

Para quem ainda não conhece o meu outro blog de errâncias, está aqui o último post, sobre a aldeia da Luz, no Alqueva.
O próximo estará para breve! Assim eu tenha algum tempo :)

http://diariosdaerrancia.blogspot.pt/2013/03/a-aldeia-da-luz.html



terça-feira, 19 de março de 2013

Os benefícios da Meditação

Hoje é dia de yoga para mim, e por isso lembrei-me de lembrar os benefícios da meditação. 
Dizem que 15 minutos/meia-hora por dia de meditação e nem sabe o bem que lhe fazia!
Eu pessoalmente gosto de o fazer ao ar-livre. E não o faço todos os dias, mas gostava de ter sossego em casa para tal! :)


segunda-feira, 18 de março de 2013

Postura do peixe

Ora bem, decidi que sempre que possa, irei dedicar algum tempo ao estudo das ásana que tenho praticado.
Para me ajudar nisso, achei bem partilhar aqui o que vou descobrindo.
Hoje trago uma que costumo utilizar como compensação depois da invertida sobre os ombros, e que gosto bastante. É simples, e pode ser feita em casa. 

Não recomendo que pessoas que nunca o tenham feito antes, façam sozinhas, mesmo por uma questão de correcção de postura.
Os seus benefícios são:

Matsyāsana exerce grande estímulo nas glândulas tiróide e para-tiróide, glândulas que auxiliam na regulação do metabolismo. Com a cabeça bem projectada para trás e para baixo acontece uma maior irrigação sanguínea na região do pescoço, e é isso que estimulará o melhor funcionamento dessas glândulas. Cérebro, glândulas pituitária e pineal são altamente beneficiadas devido à intensa irrigação sanguínea. Nervos cervicais também são estimulados pela elevação do tronco.

O alongamento na região do tórax descongestiona as regiões do pescoço e pulmões, facilitando prānāyāmas. Bronquite crónica, amigdalites, adenóide, asma e males da garganta são amenizados e em alguns casos curados pela prática deste āsana. Confere excelente alongamento dos músculos intercostais que ampliará enormemente a sua capacidade respiratória. A respiração pode e deve ser profunda e sem esforço, visto que laringe a traqueia estão completamente livres.

Órgãos abdominais e pélvicos são estimulados pelo alongamento na região abdominal, removendo constipação e regulando o funcionamento intestinal. Para a região pélvica também auxilia na remoção de desordens dos órgãos reprodutivos. Elimina tensões e rigidez nos músculos da região dos ombros, cervical e lombar.

Pessoas que sofrem com doenças cardíacas, úlcera péptica, hérnia de disco e problemas sérios de coluna devem ficar mais atentas para a execução do matsyāsana, dependendo do caso evitando a prática destes āsana. Na dúvida consulte um médico e um professor de Yoga qualificado.


Mais uma semana que começa, mais um fim-de-semana que voou! Confesso que a minha produtividade nestes últimos dias foi bastante baixa, mas também há alturas em que isso sabe magnificamente bem! :)
A semana passada foi marcada por uma notícia muito importante! A partir de 11 de março, a União Europeia passou a proibir os testes em animais na indústria da cosmética.
Na minha opinião, são passos bastante importantes em relação aos direitos dos animais. Nunca me pareceu justo testarem-se produtos para mero usufruto humano, em criaturas que não pediram para ali estar, não tiveram escolha e também não têm nada a ver com aquilo.
Mas nós temos sempre aquela ideia de somos os donos do Planeta, não é?

No sábado o tempo permitiu ir passear até ao Castelo de Palmela.Foi uma visita inesperada, mas como não conhecia, gostei. O espaço está preservado, embora se note, como em muitos locais em Portugal, que investigações foram deixadas a meio...talvez à espera de verbas!

Castelo de Palmela

terça-feira, 12 de março de 2013

Eu já calculava que isto de uma foto por dia não é coisa para mim!
Estive adoentada, parei por uns dias e perdi balanço! Mas confesso que não gosto nada de ter de pensar em estar sempre a conectar-me e ligar o pc... Essa obrigação não pega todos os dias.
Como passo muitas horas em frente ao computador no trabalho, e na maioria dos dias, chego tarde a casa, não me costuma apetecer correr logo para o portátil. Como tal, considero saudável não criar esse hábito em mim.
Confesso que muitas vezes tenho saudades dos tempos em que não se vivia agarrado aos chats, às redes sociais e à partilha de tudo o que fazemos, lemos, vemos e dizemos.
Ora bem, assim sendo, prometo vir aqui deixar algumas novidades e pensamentos que me ocorram, e quero também começar a escrever algumas viagens que fiz e que nunca escrevi sobre elas. 
Por hoje fica a fotografia que tirei ontem ao chegar ao trabalho: uma encomenda de livrinhos novos pronta a abrir!
Até me abriu um sorriso nos lábios ao vê-la, pela manhã, em cima da secretária. Tão bom!