terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Novos começos todos os dias

A vida dá voltas e voltas e cá estou eu de volta a Portugal, não pelos melhores motivos. Apareceram-me uns quistos nos ovários enquanto estava no Vietname e no hospital disseram-me que seria melhor regressar ao meu país para os remover. Fui então diagnosticada com endometriose (uma doença crónica da qual falarei noutro post) e estou agora a adaptar-me à ideia e a aprender a conviver com isso, adaptando a minha alimentação a produtos que me façam menos mal sendo menos inflamatórios e que não desregulem o meu nível hormonal (também falarei mais tarde dessa dieta que interessa a todos os que querem ter uma alimentação mais saudável).
Enquanto espero por consultas e exames, resolvi que a minha vida continua e que não posso esperar por estar melhor para fazer planos. Não posso querer fazer uma coisa mas ficar todos os dias quieta sem fazer nada por isso! Não podemos arranjar desculpas e encobrir os nossos sonhos com coisas que se metem pelo meio, esperando que "depois disso eu farei o que quero". Depois pode ser tarde se não tivermos a força de vontade agora!
A vida é agora, e se queremos mesmo fazer algo, é agora também. Isso de empurrar para depois são só desculpas!
Na minha adaptação ao regresso, entretive-me com novos objectivos até saber quando poderei voltar a viajar e estou também a tentar disciplinar-me começando uma nova rotina diária. Todos os dias são como Ano Novo para mim: faço resoluções, agradecimentos e reflexões. E com isso sinto uma nova esperança cada manhã! 
As rotinas diárias são importantes para nos motivarmos. Fazia-o em viagem e quero preservar em mim algumas coisas que aprendi comigo mesma. Levanto-me mais cedo para ter tempo para mim e, às vezes pode custar fazê-lo, mas sabe muito bem depois! 
A rotina criada para a manhã é muito importante para nos dar energia para o resto do dia, então:
-Acordar - Esticar-me bem e espreguiçar
-Yoga / Exercício físico (por agora estou a criar uma rotina leve de exercícios de yoga até estar melhor)
- Meditação e intenção para o dia. (Aproveito para pensar em 5 coisas pelas quais estou grata hoje (muito importante!))
- Pequena auto-massagem ao peito, pescoço e pés
- Pequeno-almoço e ler os emails. Tentar ler ou ver algo inspirador.
- Fazer uma lista com o plano do dia e o que quero fazer
Ainda tenho um longo caminho para conseguir estabelecer e cumprir a minha rotina toda diária, mas refiro os hábitos matinais porque acho que são o mais importante do dia para nos dar força. 
Se fechar os olhos por 5 minutos e pensar nas coisas boas que me fazem estar grata e pensar numa intenção para o dia, tentando ser positiva, abro os olhos com um sorriso na cara! E isso, eu sei que o corpo sente e a mente também!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O que deve uma mulher levar para uma viagem longa? // What should a girl take for a long trip?

Depois de me terem surgido imensas dúvidas antes da partida para a nossa viagem, resolvi escrever alguns esclarecimentos sobre o que pode uma mulher levar na mala para uma viagem longa e quais as facilidades para encontrar determinados artigos noutros países.
Tudo no Diários da Errância:

http://diariosdaerrancia.blogspot.in/2014/11/o-que-deve-uma-mulher-levar-para-uma.html

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Novo site para a nossa viagem!

Maio começou e com ele vieram as mudanças. 
O meu contrato de trabalho já terminou e tenho poucos dias para organizar tudo antes da partida.
Não está a ser fácil, pois há muito a fazer mesmo a nível pessoal, com coisas que quero deixar tratadas antes de ir. Os nervos são muitos e as noites mal dormidas... Tudo para que valha a pena!!!
Hoje conseguimos pôr a andar o nosso novo website onde iremos actualizar as nossas novidades, e consegui fazer o primeiro post sobre os preparativos da viagem.

Faltam apenas 9 dias mas quero ainda escrever muito mais antes da aventura começar!
Passem por lá e deixem-me o vosso feedback!

http://photosketching.wix.com/travels

sexta-feira, 28 de março de 2014

Desabafos...

Estou nervosa.  
Crescer tem disto porque é difícil... há decisões a tomar, responsabilidades a ter, assuntos em que pensar quando não queremos....e na maioria das vezes eu não gosto nada disso.
Há coisas que me custam talvez porque não o faça com prazer...fazem-me roer as unhas de pensar no que há a tratar e decidir. Estes últimos dias têm muito disso, e o próximo mês também o terá.  
A viagem aproxima-se, há muito em que pensar não só relacionado com o planeamento mas também com o que fica cá. Sinto entusiasmo e medo. Há um misto dentro de mim. Mas principalmente, alívio. Posso respirar fundo e sentir o peso a sair-me das costas.  
Por agora posso dizer que é bom sentir-me livre!

quinta-feira, 27 de março de 2014

Aos novos começos!

A Primavera está ainda tímida, mas fico muito contente por saber que já estamos oficialmente na estação da prosperidade e do novo começo! 
Nestes últimos meses tenho passado por algumas mudanças. Mudanças de vida e interiores. Tudo aconteceu ao mesmo tempo: desde decisões importantes na minha vida profissional, mudanças na vida pessoal e familiar e a perda de duas pessoas importantes para mim.
O novo ano foi para mim tempo de reflexão e de assimilação de ideias. Encarar a morte nunca é fácil e eu tenho a certeza que algo mudou em mim em relação à vida depois disto. 
Tenho pensado muito mais em aproveitar a minha vida porque nunca saberei quando a deixarei. Fazermos o que nos faz feliz é sem dúvida o mais libertador que há. Libertamo-nos das amarras da sociedade que nos ensina e impele a fazer o que parece certo sem procurarmos alternativas.
É por isso que decidi (com a ajuda do meu namorado) realizar um sonho antigo: viajar pelo mundo sem data de regresso. Despedi-me do meu trabalho e do meu contrato efectivo, larguei as amarras que me prendiam e os medos que não me deixavam decidir e começámos a preparação.
Nunca fui de planear muito as minhas viagens e por isso assustei-me um pouco com a ideia de ter pouco mais de 2 meses para planear uma viagem grande. Mas tudo se faz. 
A minha última viagem de 3 semanas pelos Estados Unidos foi preparada numa noite com amigos e a minha viagem de 2 meses sozinha pela Grécia, Macedónia e Bulgária nem sequer foi preparada pois não estava à espera. 
Nas viagens, tal como na minha vida, tenho a sorte de poder deixar-me ir com o vento e ser feliz assim.
No final, não é só isso que importa?
No meu recente trabalho contacto com pessoas idosas e, confesso, que muitas delas não mostram qualquer respeito pelas vidas alheias e outras tantas falam imenso delas próprias, mas de uma forma muito aborrecida e egocêntrica. Em algumas ocasiões tenho a sorte de encontrar uma pessoa com quem valha a pena perder algum tempo a conversar, porque vejo que têm algo a transmitir e que vale a pena absorver. 
Mais não seja, este trabalho ensinou-me isso. Ensinou-me a olhar a vida e as pessoas idosas da forma "elas já tiveram a minha idade e agora estão a aproximar-se do fim da vida, algo que um dia acontecerá a mim". No fim da vida há muito em que pensamos porque vemos muitos amigos a partir e vemos a nossa família a viver a sua vida sem a nossa ajuda. Ficamos mais sozinhos e isso deve ser algo assustador. Questionamo-nos sobre o que fizemos e vivemos (e é por isso que entendo aquelas pessoas que adoram falar delas, pois querem deixar claro tudo o que fizeram na carreira delas). Eu sempre tive medo de chegar a um ponto da minha vida em que olho para trás e me arrependo de não ter feito mais e de não ter vivido mais, e é por isso que tento sempre absorver tudo e não deixar nada pendente.
Hoje conversei com uma senhora extraordináriamente simpática que me fez relembrar que actividade física e mental devem ser uma constante na nossa vida. Mantermo-nos ocupados e procurar aprender, ajudar e dar um sentido à nossa existência dá-nos mais clareza mental e alguns anos de qualidade de vida. Sei-o por experiências de pessoas próximas e sei que é esse o exemplo que quero seguir. 
Aquela senhora deu-me uma injecção de boa disposição e de saber viver. Obrigada a todas as pessoas que, sem saberem, são um exemplo para mim.
É por tudo isto que vou. Eu e o meu companheiro vamos procurar relatar o que vemos através do desenho e das fotografias. Duas visões da mesma vivência. Histórias que poderão ser acompanhadas no nosso blog e na página do facebook: Diários da Errância.
Por hoje fica o registo do nosso último passeio primaveril: Hello Spring!




quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Os meus desejos para 2014

Estes primeiros dias do ano não têm sido fáceis por diversos motivos, e como tal, tenho-me sentido um pouco adormecida nos meus pensamentos. A pouco e pouco estou a voltar e a tentar ganhar o meu ritmo de modo a sentir-me satisfeita com os meus dias. Ainda há coisas que quero assimilar e outras que quero reter, mas sinto-me finalmente a começar o ano e a voltar a ter energia!
Por vezes a vida lembra-nos o quão frágil e efémera é. E o quanto todas as nossas posses não servem de nada no fim. O que fica foi aquilo que vivemos para nós e aquilo que fomos e fizemos para os outros. O mais importante é mesmo o que passamos aos outros, o que podemos ensinar e tentar que todos sejam sempre um bocadinho melhores. Às vezes não é tarefa fácil porque nos falta sempre tempo e paciência para também ouvirmos. O que desejo sinceramente a todos para 2014 é mais tempo para os outros, mais paciência para saber ouvir e falar, mais consciência do nosso eu e das nossas atitudes, mais gratidão pelo que temos, mais sorrisos mesmo que nem sempre apeteçam e uma maior consciência das nossas vidas, do que queremos e do que estamos a fazer com ela. Estamos onde queremos? Fizemos tudo o que queríamos? Tentámos o que podíamos?
O que desejo para 2014 é que todos façam dele um ano bom! Com sorte, vontade e sorrisos. Excelente 2014*




sábado, 23 de novembro de 2013

Veio o frio. Gosto dos dias frios e sem chuva. São-me acolhedores. 
Hoje soube particularmente bem estar em casa a beber chá e a sentir-me quente. Manter o nosso coração quentinho é sempre importante.
Gostava que todos os animais abandonados ou sem casa pudessem ter uma oportunidade de serem felizes e fazerem alguém feliz.
Apercebi-me que é tudo uma questão de oportunidade e timing. E que um animal por acaso nas nossas vidas pode mesmo mudá-la sem querermos. Não seremos só nós a mudar a vida do animal.

Decida

"Vamos todos morrer.
Não podemos escolher como nem quando.
Mas podemos decidir como vamos viver.
Então faça-o.
Decida.
É esta a vida que quer viver?
É esta a pessoa que quer amar?
É este o melhor que pode ser?
Pode ser mais forte?
Mais gentil?
Ter mais compaixão?

Decida.
Inspire. breathe in
Expire. breathe out
E decida."

Anatomia de Grey
S10E01

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Verão de S. Martinho

"What if I told you that 10 years from now, your life would be exactly the same?
I doubt you'd be happy.
So, why are you so afraid of change?"


Voltaram os dias lindos em Novembro. Temperaturas amenas durante o dia e mais fresquinho quando o Sol se vai, só para nos lembrar que já não estamos no Verão!

Não deixam de saber muito bem este dias solarengos. Acordo bem disposta e pronta para ter os meus momentos de sol na cara. Adoro parar e ficar a sentir o sol a aquecer-me por uns momentos.
São maravilhosos dias de dolce far niente para quem pode!
Eu tenho tentado aproveitar o que posso, já que a meteorologia tem sido tão generosa.
Hoje acordei pensativa, apesar de tudo. 
Sobre o propósito da minha vida e o que quero fazer dela. Sobre pequenas coisas que podemos tentar alterar em nós para nos sentirmos melhor connosco e com a nossa produtividade para fazermos as coisas que queremos realmente fazer. Há muitas coisas na minha cabeça. A seu tempo encontram o seu lugar. A seu tempo surgem algumas respostas também.
Dias de sol em Novembro

Últimos dias de verão-Setembro.

Jardim Botânico da Ajuda

Jardim Botânico da Ajuda