quinta-feira, 30 de maio de 2013

Meditação

Comecei a meditar diariamente há coisa de 1 semana. A decisão deu-se quando, em conversa, decidi que precisava de me focar mais e talvez com alguma concentração diária pudesse ver mais claramente as decisões e caminhos a tomar na minha vida.
Foi por isso que decidi começar a meditar todos os dias antes de dormir. 
Li que devemos fazer pelo menos 15 minutos por dia, mas para começar optei por 5 minutos, pois não é fácil criarmos um método para nos abstrairmos tanto tempo.
Coloquei um despertador para dali a 5 minutos e comecei. Penso que se, inicialmente, marcarmos o tempo de meditação que queremos, nos poderá ajudar a relaxar. Caso contrário vamos estar sempre a abrir os olhos para ver se já passou muito tempo.
Com um temporizador cronometrado podemos deixar a nossa mente ir... e podemos aumentar o tempo gradualmente à medida que os dias passam e vamos sentindo que 5 minutos já é pouco.
O truque para limpar a mente é concentrarmo-nos na nossa respiração e/ou visualizarmos uma imagem que nos transmita calma.
Poderemos também ter um mantra que nos dá focus.
Inicialmente eu gosto de relaxar a mente inspirando e expirando cada vez mais tranquilamente e visualizando o ar que entra como energia vital que absorvo. Para além disso, ao expirar, levo os meus pensamentos para todas as pessoas a quem desejo dar energia positiva. 
Depois disto, sinto-me bem-disposta e agradecida por tudo. O que me ajuda bastante pessoalmente. 
Meditar antes de dormir também ajuda a dormir mais profundamente.
Se mal não faz, não custa tentarmos!


Sem comentários:

Enviar um comentário