quarta-feira, 24 de junho de 2009

Viva a União Europeia!

8 da noite, Macedónia. Estava ofegante dentro do autocarro que me ia levar directamente a Sofia. Por milagre não o perdi, tudo culpa da minha constante falta de pontualidade... Despedi-me em pressa de uma boa amiga, que foi mais que isso nas semanas passadas naquele pequeno mas hospitaleiro país. Agora, deixava esses momentos para trás e restabelecia a alegria de uma viagem para o que me era inesperado. Observava a paisagem, comovia-me e escrevia-o, porque mais tarde sabe bem partilhar...
tão descansada... até chegar à fronteira com a Bulgária... O autocarro parou. Os minutos passavam e eu não percebia nada. Mandaram-me sair do autocarro...Esperar mais... Que eternidade... Todos me olhavam como uma criminosa e ninguém falava bem inglês.
- "Tem de tirar as malas do autocarro."
- "o quê?! Mas porquê?!"
- "Vamos levá-la para uma sala ali."
Sem perceber nada revistaram-me... "De certeza que se vai resolver rapidamente", pensei...
Quatro horas a ouvir búlgaro e a responder a perguntas, até vir uma intérprete.
O problema? Não tinha passaporte e o nosso enorme BI que diziam não parecer verdadeiro.
"Bulgária já é União Europeia!" - dizia - "Não acredito nisto...Não tive problemas na Macedónia!"
Diziam que não era eu na foto. Mandaram-me falar português (como se percebessem se o dizia correctamente)... No fim, tudo se resolveu... "Desculpe o engano."
Segui viagem num autocarro de turcos para Sofia.
(exercício de escrita: 10 linhas, 10 minutos. Improvisamento, mas a história é real) :)

Sem comentários:

Enviar um comentário